sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Quem Faz a Vontade de Deus é Meu Irmão, Minha Irmã e Minha Mãe."



Iesus 2012

Resumo:

•Tema do encontro (12/02/2012): Objetivos.
•Formadores: Anarda Araujo (coordenadora do aconselhamento) e Aline Hollanda (tesoureira).

Evangelho escolhido: Mc 3, 31-35.

"Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Contextualização: Divisão de grupos:

•família (Mc 3, 31-35),

"Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe"

•juventude (Ecls. 11, 7-10),

"Doce é a luz e é um deleite para os olhos ver o sol. Por mais numerosos que sejam os anos de vida, regozija-se o homem em todos eles, mas deve pensar nos dias obscuros que serão numerosos. Tudo o que acontece é vaidade. Jovem, rejubila-te na tua adolescência, e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta. Exclui a tristeza de teu coração, poupa o sofrimento a teu corpo, porque a juventude e a adolescência são vaidade."

•missão (Mc 3, 13-19)

"Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele. Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia. Ele os enviaria a pregar, com o poder de expulsar os demônios. Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou. – Palavra da salvação"

•transformação social (Tg 2, 22)

“Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada;”

Não há transformação social, sem antes haver a pessoal.
Não há mudança que aconteça sem antes haver a aceitação do chamado.
Dessa forma a juventude unida recebe a missão de transformar aos outros jovens e as famílias. Uma capacidade que só acontece com união, fé e responsabilidade!

Refletindo Jesus, Transformamos o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário