terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nosso Chamado!


Iesus 2012:
Tema do Primeiro encontro (29/01): "Nosso Chamado".
Evangelho escolhido: Mc 3, 13-19 (escolha dos 12 discípulos).

"Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele.Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar;e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios.Designou, pois, os doze, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu"

Contextualização Bíblica:

*Jesus chama cada um pelo Nome: Ex 3, 4; I Sm 3, 4-5.

"E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui."

"O Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou."

*Jesus chamou os que ele quis, aqueles que ele desejou.
*Missão do Discípulo (dar testemunho, assumir as consequências do seu SIM e porque devemos responder SIM ao chamado de Deus): Is 48, 17-20.

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar; também a tua descendência teria sido como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim. Saí de Babilônia, fugi de entre os caldeus. E anunciai com voz de júbilo, fazei ouvir isto, e levai-o até o fim da terra; dizei: O Senhor remiu a seu servo Jacó"

Complemento: Lc 6, 12-16.

" Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. "

Reflexão: Documento de Aparecida (ponto 7.1.2).

“7.1.2 Várias dimensões da vida em Cristo
355. Jesus Cristo é a plenitude que eleva a condição humana à condição divina para sua glória: "Eu vim para dar vida aos homens e para que a tenham em plenitude" (Jo 10,10). Sua amizade não nos exige que renunciemos a nossos desejos de plenitude vital, porque ele ama nossa felicidade também nesta terra. Diz o Senhor que ele tudo criou "para que de tudo desfrutemos" (1 Tm 6,17).
356. A vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana "em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural". Para isso, é necessário entrar em processo de mudança que transfigure os vários aspectos da própria vida. Só assim será possível perceber que Jesus Cristo é nosso salvador em todos os sentidos da palavra. Só assim manifestaremos que a vida em Cristo cura, fortalece e humaniza. Porque "ele é o vivente, que caminha a nosso lado, manifestando-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa". A vida em Cristo inclui a alegria de comer juntos, o entusiasmo para progredir, o gosto de trabalhar e de aprender, a alegria de servir a quem necessite de nós, o contato com a natureza, o entusiasmo dos projetos comunitários, o prazer de uma sexualidade vivida segundo o Evangelho, e todas as coisas com as quais o Pai nos presenteia como sinais de seu sincero amor. Podemos encontrar o Senhor em meio às alegrias de nossa limitada existência e, dessa forma, brota uma gratidão sincera.
357. Mas o consumismo hedonista e individualista, que coloca a vida humana em função de um prazer imediato e sem limites, obscurece o sentido da vida e a degrada. A vitalidade que Cristo oferece nos convida a ampliar nossos horizontes e a reconhecer que abraçando a cruz cotidiana entramos nas dimensões mais profundas da existência. O Senhor, que nos convida a valorizar as coisas e a progredir, também nos previne sobre a obsessão por acumular: "Não amontoem tesouros nesta terra" (Mt 6,19). "De que serve ao homem ganhar o mundo, mas perder a própria vida?" (Mt 16,26). Jesus Cristo nos oferece muito, inclusive muito mais do que esperamos. À Samaritana, ele dá mais do que a água do poço. À multidão faminta ele oferece mais do que o alívio da fome. Entrega-se a si mesmo como a vida em abundância. A vida nova em Cristo é participação na vida de amor do Deus Uno e Trino. Começa no batismo e chega à sua plenitude na ressurreição final

http://www.infosbc.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1082&Itemid=147

-> Como estou vivendo a minha juventude?
_____________________________________________________

Deus chama a cada um de nós para o nosso chamado: o chamado de transformação pessoal; a responsabilidade, a maturidade, atenção, o estudo... E o chamado de transformação social; a solidariedade, altruísmo, respeito, educação, união!
Deus conhece a cada um de nós e sabe de nossas lmitações, sabe que somos capazes de aceitar e praticar o nosso chamado!

Essa juventude reflete Jesus e Transforma o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário