sábado, 19 de novembro de 2011

Fraternidade e A Vida no Planeta. “A Criação Geme em Dores de Parto”.


Ao longo de alguns domingos nas reuniões do IESUS foi discutida a campanha da fraternidade de 2011: “Fraternidade e a vida no planeta. “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)”.

Essa campanha nos faz refletir sobre os problemas causados por maus usos dos recursos naturais e pela poluição que têm afetado o meio ambiente. O tema da campanha aborda o aquecimento global e das mudanças climáticas.

”A CF 2011 é um chamamento para o exercício do cuidado para com a vida no planeta que pede socorro. A valorização da pessoa humana, o cuidado com a natureza e os direitos dos seres humanos, compreendidos como filhos/as do Criador, são os temas que movem a CF 2011.
Na Campanha, a Igreja convoca os fiéis a contribuir para a conscientização de todos sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta. Todos/as são convocados/as a seguirem o exemplo de Jesus – testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus. O atual modelo econômico é incompatível com a preservação do meio ambiente e da vida. É preciso mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global. A construção de uma sociedade justa exige que a economia esteja a serviço da vida e do bem comum e o respeito ao meio ambiente para que todos usufruam das riquezas produzidas por Deus e colocadas a disponibilidade dos homens”

http://caritas.org.br/novo/wp-content/uploads/2011/07/CRIT%C3%89RIOS-E-ROTEIRO-CF-2011_05-07-2011.pdf

Devemos estar atentos se realmente estamos vivendo de acordo com os bons meios para o ambiente e nos preocupando com quem nele vive ou se estamos vivendo o “meu” ambiente não se importanto com o futuro!

Não há somente uma parte da natureza para cada um de nós, somos livres para irmos a qualquer lugar; então cuidemos dela como um todo. Façamos a nossa parte e a dos outros se for preciso!
Cuidar do meio ambiente é acima de tudo cuidar de nós mesmos!

Veja também o movimento Gota D’água: http://www.movimentogotadagua.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário