“Quando o sonho se faz realidade”. Esta seria a melhor e mais verdadeira frase que reflete o início do Grupo de Jovens Iesus. Na verdade, tudo nasceu de um sonho. Um sonho jovem de mudar o mundo e fazer do planeta que vivemos um lugar melhor e mais harmonioso e, acima de tudo, que refletisse o amor verdadeiro do Pai. Foi assim então que o grupo Iesus começou a ser sonhado.
Um sonho que já vinha de longe. Isso porque muitos dos primeiros integrantes faziam parte de um grupo de perseverança que se chamava Marial Josefino na Paróquia Imaculada Conceição em Fortaleza. Porém, as crianças crescem e com elas os sonhos também. De fato, as crianças tinham crescido e era preciso buscar águas mais profundas. Era hora de colocar em prática tudo o que se tinha aprendido. Era hora de sair e evangelizar.
O que foi mais surpreendente é que todos entraram “no barco” juntos e decidiram criar um grupo que pusesse em prática tudo o que tinham aprendido. Desta forma, foram realizadas diversas reuniões, encontros... É bem verdade, que muito desses encontros mais se revelava como uma reunião de amigos do que qualquer outra coisa. Mas hoje, quando se vê todo esse processo, percebe-se que os verdadeiros caminhos se constroem assim: com os amigos!
Foi assim, então, que todos decidiram começar: COMO AMIGOS! O sentimento era um só: se fizessem tudo juntos, daria tudo certo. E se apenas uma pessoa fosse evangelizada, ou se apenas um doente pudesse sorrir, todo o trabalho teria valido a pena.
Então foram dois meses de muita conversa, muito diálogo até que todos chegassem a um acordo: como seria o tão sonhado grupo de todos! Uma coisa era certa, precisavam refletir Cristo e transformar a vida de muitas pessoas.
Nesse sentido, começaram as boas novas. Era preciso escolher o nome, o local de encontro, o dia e horário da reunião, quem seriam os coordenadores, quais seriam os objetivos e fundamentos. Nossa, quanta coisa foi pensada.
Estava então aberta a temporada da diversão. Os vários nomes que surgiram, uns engraçados, outros enigmáticos e outros até incompreensíveis, mas ninguém atentava para o que estava a sua frente. Foi então quando um sonho ainda mais antigo de criar uma banda na igreja sonhado por outros jovens revelou o nome certo para o grupo. Então não houve hesitação: compramos o desejo deles e realizamos um só sonho. O nome estava decidido: IESUS. Afinal, Jesus estaria sempre a nossa frente!
E que alegria seria essa refletida em nosso rosto se não fosse o próprio rosto de Jesus. Então foi descoberto algo muito maior. Jesus tinha o rosto da juventude e a juventude o dele e com isso a juventude iria transformar o mundo. Nascia ali o lema: REFLETINDO JESUS, TRANSFORMAMOS O MUNDO.
Foi então desta forma, que o grupo, no dia 01 de março de 2009 se reuniu na Comunidade Católica Coração de Jesus no bairro João XXIII, para o seu primeiro encontro. Era um retiro de envio do grupo. Foi maravilhoso. Afinal, o sonho se tornava realidade. No mesmo dia, o grupo foi apresentado para a igreja em uma das missas da comunidade e naquele momento, os mais de 30 jovens ali iniciantes faziam um compromisso com Jesus de levar seu nome e sua alegria para todas as pessoas.
Mas o melhor ainda estava por vir. As visitas aos abrigos foram o ponto alvo da concepção de transformação social do grupo. Um de seus objetivos era visitar abrigos, escolas, hospitais, áreas de risco...e isso veio a fortalecer ainda mais o grupo. Foi no sorriso sincero dos doentes, no abraço amigos das crianças carentes e no beijo doce dos idosos asilados que o grupo Iesus conheceu a verdadeira face de Cristo. E é dessa forma que o grupo pretende ir cada vez mais longe, levando ao mundo a alegria de servir a Deus e fazendo do mundo um lugar mágico, onde todos os sonhos podem se fazer realidade.
BREVE HISTÓRICO ESTRUTURAL
A primeira coordenação-geral foi formada pelos coordenadores do grupo Marial Josefino: Anarda Pinheiro e Diego Cirino. Tinham como guia espiritual Miriam Cirino, também coordenadora do grupo Marial Josefino. Logo após foram escolhidas outras funções e seus respectivos coordenadores:
Secretaria: Adryele Matos, Laryssa Ferreira e Lyana Nara
Tesouraria: Jéssica e Evander benevenuto
Estrutura: Larissa lima e Deylanne Lopes
Musica: Taiane Araújo e Arilo Pinheiro
Espiritualidade: Ronyere Barbosa e Fabiano Amorim
Teatro: Halyson Barbosa e Diego Pinheiro
Foram construídos alguns objetivos que o grupo deveria cumprir. Foram então eleitos 4: Familia, Juventude, Transformação social e Missão. As funções do grupo também foram definidas: Promover a evangelização de jovens; Buscar melhorar a qualidade de vida dos necessitados; Servir a comunidade e a igreja no que for necessário.
O símbolo do grupo seria uma aliança, representando o compromisso que a juventude fazia com a obra do Senhor. Além disso, ficou decidido como obra do grupo que fossem feitas pelo menos três visitas anuais a instituições carentes, bem como fossem realizados dois retiros anuais de espiritualidade e fortalecimento do grupo.
Com isso, em janeiro de 2010, a nova coordenação escolhida para vigorar pelo biênio 2010/2011 foi:
Coordenação Geral: Larissa Lima e Ronyere Barbosa
Tesouraria: Aline e Keylianne
Estrutura: Diego Cirino, Evander, Adryele
Música: Jessica, Fabiano e Carlos Antônio
Espiritualidade: Taiane Araujo
Aconselhamento: Lyana
Além disso, não se poderia esquecer algumas pessoas que contribuíram e muito para a criação do grupo. Entre elas podemos citar a Miriam Cirino, coordenadora do grupo Marial Josefino, que com sua garra, força, perseverança e prestatividade, até hoje se revela como guia espiritual do grupo. A força e a garra que ela nos passa, nos ensina que nós tudo podemos se estivermos do lado do Senhor. E também o Pároco Pe. Flávio, que sempre nos ajudou cedendo seu tempo e disposição, além de seus livros. Foi uma mão amiga que sempre acreditou no grupo e fez com que os jovens-Iesus não tivessem medo de sua missão.
E espero que esse histórico continue crescendo
ResponderExcluircom boas histórias para contar ...
Isso mesmo.
ResponderExcluirQue o grupo cresça, que as metas sejam sempre alcançadas, que surjam novas idéias, e que, como conseqüência, nós possamos ter um crescimento espiritual constante para esbanjar amor e solidariedade aos corações alheios (o que reflete em nós mesmos).
"Refletindo Jesus, transformamos o mundo"!
=]
SOU FELIZ, SOU IESUS! :) é isso ai, como diego disse, tem muito história pra contar ..
ResponderExcluirÉ isso ai IESUS, que c6 possam contiuar a crescer na graça de Deus, sou Feliz por ter participado dessa história.
ResponderExcluirGente v6 eskeceram, kkk' Quem coordenou primeiro a Equipe de espiritualidade fui eu e o Ronyere.
ResponderExcluir